segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Organize a Bagunça em CASA

Recentemente foi lançado o portal Clube Vida Moderna. O pessoal de lá pediu umas dicas aqui do nosso blog Chega de Bagunça. Confira como ficou a matéria:

Organize sua casa
Se você perde muito tempo em busca de chaves, celular, bolsa, sapato e afins, nosso guia dará uma mãozinha para manter sua casa organizada.

Todos nós temos desculpas para justificar a bagunça. Vamos deixar de lado esses sentimentos e parar de buscar justificativas para não eliminá-las. Aproveite as dicas de nossas especialistas e, mãos à obra!


Separe 20 minutos
A primeira regra para quem quer se organizar é não tentar fazer tudo de uma só vez. Separar vinte minutos por dia é suficiente. Comece com uma gaveta, no outro dia invista nas prateleiras do armário e, assim por diante. Em pouco tempo, a casa estará organizada, sem que você tenha feito muito esforço para isso.

Questione
Faça a si mesma a seguinte pergunta: o que você deseja eliminar dentro de casa, para que ela fique organizada e confortável? O que está te incomodando?

Agrupe
Nesta etapa, é preciso reunir itens “semelhantes”. Por exemplo, deixe as peças de um jogo de toalhas juntas. Se estiver organizando a cozinha, agrupe todos os utensílios mais usados: copos em lugares de fácil visualização e, assim por diante.

Analise
A próxima etapa destina-se a analisar todos os produtos que foram guardados. A sua missão é se livrar de todos os produtos vencidos, quebrados, velhos, etc.

Faça quatro pilhas. Use cestas ou caixas para auxiliar na organização:

Manter: separe todos os itens que deseja manter após a organização.Consertar: Verifique, dentro do que deseja manter, se existe algum item que necessita de conserto ou reforma.

Doar/Vender: ítens que não são mais úteis, mas estão em bom estado, podem ser vendidos em brechós ou doados para conhecidos e instituições de caridade.

Lixo: todos os itens que não deseja mais e não podem ser consertados, vendidos ou doados devem ser reciclados ou jogados no lixo.

Organize
Agora que já se livrou de todo o excesso que estava guardado, chegou a hora de organizar os itens que decidiu manter.


Primeiro desfaça as pilhas e coloque tudo novamente em ordem.
Em seguida, mantenha os itens similares juntos, sobre uma prateleira, em gavetas ou em qualquer outro tipo de objeto que esteja usando para organizar.
Por último mantenha itens que usa, freqüentemente, acessível e dentro do alcance.
A partir de agora, tudo o que tem a fazer, é colocar as dicas em prática e desfrutar de uma casa mais prática e organizada.


Paula Fuzeto por Redação Clube Vida Moderna
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

geniuslife disse...

Ótima dica ;)
Uma organização é fundamental. Principalmente para aqueles momentos... "Meu Deus! Cadê aquela chave?!!!"

=D

Kátia disse...

Segundo feng shui, a organização ou falta dela influencia na nossa vida pessoal. O problema é qdo a casa é mto pequena, fica dificil conseguir arrumar, e pior ainda qdo arrumo um lugar; a arrumação dura mto pouco..rs Qdo vou la olhar, ja foi bagunçado de novo, 'em nome' de ter sido bagunçado pq tiveram de mexer em outro lugar proximo...rs
Parabens pelo blog.

Clarissa disse...

Que bacana. Realmente as dicas por aqui são muito interessantes e úteis! abraços

Viviane Cavalcanti disse...

Olá Paula,

Adorei as dicas e aproveitei e linkei o post lá no blog, pois fiz uma matéria sobre organização, ok?

Beijos

Andressa disse...

Poxa... amei de verdade seu blog!!!! é muito útil...principalmente pra mim que sou casada... então tenho que trabalhar, arrumar a casa, estudar, fazer comida... e pra melhorar eu odeio limpar a casa!!! Parabéns... passarei sempre por aki!!

Vou linkar no meu blog tá ??!!!
(Quando der da uma passadinha lá!rs)
Beijo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails