segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Construindo o Control Jornal - Rotina Infantil

Hoje em dia, as crianças estão mais espertas do que quando eu era criança (e isso não faz tanto tempo).

É opinião quase unânime. Casa que tem crianças é muito mais desordenada do que casas sem criança.

Pensando nisso e aproveitando a Semana de Volta às Aulas, deixo aqui uma sugestão de rotina para implantar com as crianças. Planilha de Hábitos Saudávesi no Lar

Dicas para implantar a rotina e para que a criança seja organizada:

1. Seja Organizado. É necessário o bom exemplo, ou seja, não adianta cobrar da criança organização, quando você mesmo não consegue se manter organizado.

1. Não Faça a Tarefas pela Criança. Espere que a própria criança faça suas tarefas (guardar brinquedos, roupas), e se não fizer estabeleça punições. Exemplo no dia que não fizer a tarefa, não poderá ver televisão ou brincar fora de casa com os amigos.

3. Determine Recompensas. Caso a criança cumpra as tarefas, você pode recompensá-la com alguma coisa especial no fim da semana. Exemplo: Um passeio especial no fim de semana (Zôo, parque de bolinhas, etc), um Lanche no Fast Food Favorito (Minha filha adora o Mc´minhoca, é uma ótima recompensa, já que não gosto que ela consuma esse tipo de alimento e ela ama muito tudo isso).

4. Faça uma Lista de Tarefas Diárias(Consulte a sugestão na planilha). E deixe a criança ir pintando/anotando os quadrinhos conforme cumpra as tarefas.

5. Estabeleça um local de Armazenamento para cada Objeto. Vale usar a regra cada coisa tem sua casa, assim fica fácil na hora de organizar e também na hora de procurar os objetos.

6 . Ensine como a Criança deve Executar a Tarefa. Para que a criança entenda, utilize uma técnica especial, são apenas 6 passos:

a) OUVIR: Descreva com clareza e objetividade todos os detalhes da tarefa a ser executada;

b) VER: Mostre pessoalmente para a criança como a tarefa deve ser feita;

c) FALAR: Peça que a criança repita as instruções que você disse;

d) FAZER: Peça que a criança faça o que você fez.

e) CORRIGIR: Repita todos os passos das etapas que não foram realizadas corretamente;

f) ESCREVER: Para crianças alfabetizadas, basta escrever o local onde cada objeto deve ser guardado. Caso a criança não seja alfabetizada, use figuras, para demonstrar o local dos objetos.

7. Adapte as tarefas conforme a Idade. Não existe uma idade ideal para ensinar às crianças a organização. Organização, ela vai aprender tendo um bom exemplo. No entanto é possível estimular os pequenos, desde cedo a guardar os brinquedos no lugar. Mas à partir dos 3 anos de idade a criança se torna mais independente, é possível aplicar a planilha de hábitos saudáveis no lar.

Clique aqui e acesse a Planilha Hábitos Saudáveis no Lar

Ref: www.organizesuavida.com.br

PS: A planilha foi inspirada em uma atividade que a professora da minha filha mandou no ano passado, não sei citar a origem.

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

Lucia disse...

Adoro seu blog e as super dicas fly!!! o dificil é fazer minha QF seguir a rotina... mas ela parende, e eu também... beijocas

Anônimo disse...

Muito legal seu blog!
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails