quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Planejando o Cardápio



Você tem um plano de refeições? Você se sente frustrado por elaborar um cardápio semanal e não conseguir cumpri-lo? Não tem tempo ou energia durante a semana para preparar as refeições?

Todo mundo precisa ter um plano para as refeições semanais, mesmo quem tem pouco tempo disponível para prepará-las. Você pode ter um cardápio semanal de refeições!

O primeiro passo é planejar o cardápio, em seguida faça a lista de compras semanal baseada no cardápio o por fim execute as receitas e deixar os lanches pré-preparados.

Quem preferem decidir o irá comer na noite anterior ou na hora de preparar a refeição, certamente precisa de um plano básico de compras, para ter na geladeira e despensa alimentos que usualmente são consumido pela família. 

Elaborar um cardápio, fazer compras de forma eficiente e obter os alimentos necessários para os próximos sete dias da semana, minimiza despesas e mantendo tudo organizado.

Pessoas que estão passando por uma reeducação alimentar e tem o costume de anotar tudo o que comem no caderninho, podem elaborar uma lista de compras baseada alimentos ingeridos com maior frequência. A solução as vezes está mais perto do que pensamos.

Pessoas que não planejam o cardápio, nem o mensal, nem o semanal, nem o do dia anterior. E esperam que com uma cápsula - daquelas desenvolvidas pela NASA, que vai ao forno e tá-dá: saia do mesmo forno um jantar digno de ceia natalina. Milagres não acontecem - na verdade acontecem, mas nesse caso é preciso mais do que fé - Papai Noel não existe também e o coelho não bota ovos.

Para fazer as compras:
- Examine os alimentos que estão em ofertas, tente adequar o cardápio com os alimentos em oferta naquela semana;
- Olhe dentro dos armários e refrigerador, para ver se as compras da semana passada ainda estão em boas condições como por exemplo o alface ressecado, o pão duro, etc;
- Vá até o mercado com a mente aberta. Esteja pronto para substituir itens, caso seja um bom negócio , seja flexível;
- Retorne das compras e arrume os alimentos no armário, separe as porções para congelamento, etc;
- Tenha sempre alimentos pré-assados, para aqueles dias de preguiça, ou quando o planejamento sai do nosso controle;
- Imprima o cardápio semanal, e pendure na geladeira para eventuais consultas;
- Ir ao mercado semanalmente é mais econômico (De acordo com a reportagem do Fantástico ) do que comprar mensais.
É isso aí! Agora você já tem uma base do que preparar na semana.
Construa uma lista de compras de pessoal
Analise o que cada membro da família consome (exemplo, meu esposo: amendoim, douritos, leite sem lactose, cereal, minha filha: pão, requeijão, danoninho, yakut, suco de manga), e construa uma lista de compras baseado nisso. Fazer uma lista de compras de pessoal pode ser interessante - e revelador.

Faça uma lista de compras da família (com base nesta lista personalizada) no computador, listando todos os alimentos. Imprima cópias deixe na geladeira. Assim que acabar algum iten, assinale na lista, na hora de fazer as comprar vai ficar muito mais fácil.

Seja Flexível

Planejamento do Cardápio não é gravado na pedra. Então você não precisa arrumar um grande desculpa para não cozinhar? Ligue para a pizzaria e vá para a cama cedo.

Transfome num hábito

Simples ou não, um cardápio planejado vai ajudá-lo, se você não tem, faça um.


Você tem alguma dica? Gostaria de saber. Deixe um comentário.
Até a próxima!
Paula Fuzeto
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